terça-feira, março 28, 2006

Croquetes: post # 2 e final

Pensei em fazer um comentário no lugar destinado a tal dentro do anterior post mas, dado o avolumar da tragédia, penso que um segundo post aos croquetes é merecido.

Aconteceu. Hoje tentei novamente e o resultado… ainda foi pior que aquele que me levou a fazer o post anterior. Muito, muito mau mesmo!
E sim, segui as instruções que amavelmente me foram sugeridas. Tirei antes, deixei descongelar, óleo não demasiado quente, lume brando… enfim, a única coisa que não fiz foi pôr os palitos aos croquetes (salve seja). Será essa aquela pequena gota que faz a diferença? Vou ficar sem saber. Isto porque a minha vida com croquetes, pelo menos os feitos (ou desfeitos) por mim, acaba aqui.

Declaração: não mais comerei papa de carne moída embebida numa imensidão de óleo. Nunca mais!
Sim, porque desta vez foi isso que aconteceu. Não houve borbulhas, nem erupções nem tão pouco explosões. Houve sim um desfazer, um despegar, um descolar daquilo que devia estar unido e com forma, cilíndrica, e tudo se transformou nessa enjoativa pasta oleosa.
Agradeço a contribuição de todos mas a partir de hoje apenas seguirei a sugestão de alguns.

Quanto a mim na cozinha, cinjo-me àquilo que sei: cozinhar massas. Nisso sou bom! Hmmm, pelo menos é o que dizem…

Até já. Vou comprar croquetes.
FEITOS!

4 Comments:

Blogger marta* said...

cá em casa a tecnica costuma funcionar!juro que sim...os croquetes ficam sempre direitinhos, sem explosões!
sorry então.
Massas é bem melhor, bem melhor mesmo!
***

9:36 da manhã  
Blogger Su said...

gostei de saber

ri-me com a tua declaração.....um desfazer ..um descolar... e tudo se transformou nessa enjoativa pasta oleosa"

desculpa lá, mas ainda etou rindo..... ahahahahah

vota nos croquetes feitos e ponto final:))))

jocas maradas

7:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E não... Não se percebeu nada-nada que todo esse choradinho era para ver se ia aí alguém fritar-tos! ;-)

Então é assim... Eu lembro-me de ver a minha mãe colocar uma rolha de cortiça dentro do óleo sempre que fazia panados. Porque não tentas? Assim, se se desfizerem, como acredito piamente que sim, sempre podes comer a rolha, que fica sempre rijinha! :-)

Ná!... Na verdade a coisa raramente sai bem à primeira tentativa, mas depois que se encarilha, espreita-nos a mestria; e é assim (mas se eu vou desvendar o segredo, agora livra-te de não o constatares na prática):

1. O óleo deverá ser colocado num recipiente suficientemente fundo (nada de frigideiras baixas)e em lume médio;
2. Para se saber quando colocar os croquetes, põe-se um pedacito de pão dentro do óleo, e quando ele ficar ligeiramente alourado e com bolhinhas em redor, está na hora;
3. Não devem ser postos a fritar muito croquetes de cada vez, porque isso arrefece o óleo e amolece-os logo (para uma típica frigideira de fritar batatas, metes cerca de 4 croquetes de cada vez);
4. Os ditos devem ser introduzidos no óleo ainda no auge do congelamento, pelo que, se necessário, deixas no frigorífico aqueles que ainda não vais fritar

Et voilá! A minha mamã jura a pés juntos que obterás croquetes estaladiços e apetitosos, a menos que te esqueças de os tirar quando te parecerem fritos (confessa lá que querias uma sogra assim ;-)

Nota: cada sessão sua de monitorização domiciliária são 50€ mais a minha comissão de agente, pelo que te aconselho a tentares sozinho, por mais caixas de croquetes que tenhas que comprar... E é que se eu fosse a ti, agora fazia disso uma questão de honra!

Muito boa sorte. E se precisares de uma provadora, é de borla!(*)

PS - A tal da rolha no óleo é usada apenas quando fritas algo previamente envolvido em ovo, e destina-se a evitar que se forme espuma em excesso.

(*) De croquetes

2:19 da manhã  
Blogger APC said...

Um trimestre se passou e esqueci-me de te dizer que, eu própria, experimentei a fritar croquetes de acordo com estas regras.
Espero ainda ir a tempo de te avisar que, realmente, não vale a pena! :-(
Mana*

2:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home