domingo, abril 02, 2006

Repugnação

O meu primeiro e provavelmente único post sobre futebol, aqui.

Sou do Belenenses.
Muitas pessoas, apenas por ter lido estas três palavras já saberão do que pretendo falar. Não admira!

Desde que me conheço que a injustiça me revolta, me repugna. A injustiça é odiosa, repugna-me!
Também desde que me conheço, os três clubes grandes em Portugal, Benfica, Sporting e Porto são beneficiados em muitos aspectos, arbitragens inclusive (ou deverei dizer sobretudo?). Para um pequeno ganhar a um grande muitas vezes não basta apenas ser melhor em campo; tem de ser MUITO melhor! Isto porque, não apenas tem de ser melhor que o oponente directo como também, tem quase que “convencer” a equipa de arbitragem que poderá ser deixado ganhar. É dose!

Porque funciona isto assim? É a pergunta mais pertinente do desporto português. Esperavam-se respostas, mormente de investigações em curso, mas pelo menos até ao presente momento teremos de ficar por especulações. Influencias nas classificações dos árbitros é a especulação que mais se ouve e que até talvez não seja de todo infundada se olharmos como exemplo o Boavista, que no ano em que mais poder teve nos meandros do futebol, foi… campeão!
Tudo isto deveria ser investigado A FUNDO! Mas se olharmos para o nosso sistema judicial… enfim, daria pano para muito mais posts.

Só que dói! Continua a doer quando nos entram em casa e nos roubam. E também doerá a quem prepara durante toda uma semana um jogo e faz essa preparação em relação a um adversário específico e depois chega à conclusão que “se esqueceu” de preparar o mesmo jogo em ralação a outra equipa, a de arbitragem – como se uma preparação deste calibre fosse possível. Ontem foi o Benfica o adversário directo e foi a equipa comandada pelo Sr. Pedro Henriques o adversário indirecto.
Antes de continuar cabe-me aqui dizer que tinha este árbitro em muito boa consideração. Tinha-o como alguém que não cede, que trata como iguais todas equipas. Provavelmente, por ele ter agido assim durante a maior parte dos jogos da sua carreira, o Sr. Pedro Henriques não é árbitro internacional, ao contrário de alguns dos seus pares bem menos competentes do que ele. Terá finalmente entendido que, para ir mais longe, não poderá deixar de agradar aqui e ali a alguns?

Não vou falar do jogo nem entrar em discussão de lances. Quem viu, viu e quem abriu muito os olhos, não só viu de certeza absoluta, como também terá ficado de boca aberta de espanto perante alguns factos que se passaram ontem no Restelo. E as imagens são bem mais esclarecedoras que quaisquer palavras minhas.

Para terminar não quero deixar de tecer um pequeno comentário económico.
Ora bem, até mesmo o adepto mais ferrenho já terá reparado na tremedeira do Benfica nesta última fase da sua campanha interna – que na externa vai bem, obrigado.
Esta tremedeira, não só já fez o seu treinador assumir (e depois desmentir, outro hábito muito lusitano) que já não eram candidatos ao titulo, como também, devido à excelente ponta final do Sporting o segundo lugar se esteja a tornar cada vez mais uma miragem. Ora bem, em relação à Liga dos Campeões – que é a actual mina de ouro do futebol europeu – o restante lugar que dá acesso (embora indirecto) é o terceiro. E este não pode, mas não pode MESMO fugir ao Benfica pois se isso acontecesse, para além da desmotivação que provocaria nos seus associados e respectiva quebra financeira daí advinda, o muito dinheiro que provem da dita liga iria parar a… outro lugar.
Três dos últimos jogos que o Benfica realizou: Rio Ave; Braga e Belenenses. Em todos eles o adversário reclamou de erros em favor do Benfica.

Apenas expus factos. Quem quiser que tire conclusões. E aqui vai o meu abraço de solidariedade para os adeptos do Braga, porque é esta equipa que luta directamente com o Benfica pelo tal terceiro lugar de ouro. Não têm hipótese, amigos. Talvez num outro campeonato. Neste, não.

5 Comments:

Blogger Su said...

nada entendo de futebol....de justiça sei que não existe em pt..... revolta, repugna, saber que ela não existe....
jocas maradas

6:28 da tarde  
Blogger Rosa said...

Shiu... Hoje não se pode falar do Benfica sem ser para gritar "golo!!!"... ;)

2:28 da tarde  
Blogger Maria said...

Sou do Benfica, completamente ferrenha, embora também tenha uma simpatia especial pelo Estrela da Amadora, lol

E pronto não vou comentar este post (desculpa)
mas pronto o jogo de ontem teve o desfecho que teve... Mas já foi bom termos chegado aqui...

Deixo-te um beijinho e desculpa pela ausência...

10:44 da manhã  
Blogger particula said...

De que terra é o Belenenses?! ;D

5:12 da manhã  
Blogger Rui Barroso said...

123 teste

3:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home