quinta-feira, outubro 09, 2003

Um pouco de mim...

Apetece-me escrever sobre paixões, sobre sonhos e sobre coragem.
Apetece-me acreditar que todos sonhamos com paixões, buscamo-las e depois temos a coragem necessária para as concretizar.

Não me apetece pensar que sonhamos e que os nossos sonhos se perdem, se esvanecem e se extinguem sem que deles reste nada mais do que aquilo que um dia foram: um sonho.
Não tenho vontade de aceitar desculpas: que, ora é porque somos demasiado novos, demasiado velhos, demasiado estabelecidos, demasiado parados, demasiado sem tempo, demasiado receosos, demasiado conformados… não quero aceitar nada!
Não faz sentido não viver. É tão paradoxal que nós, seres vivos, não tenhamos consciência disso, ou tendo-a, não busquemos não-importa-onde a coragem necessária para adubarmos suficientemente as nossas utopias. É tão absurdo…
Não se envelhece por se ter 20, nem 40, nem 60 anos. Envelhecemos quando paramos de sonhar. Não deixamos de ser crianças quando temos 20, ou 40, ou 60 anos. Deixamos de o ser quando paramos de querer concretizar sonhos.
Realmente parece ser necessário um arsenal de vontade, um exército de desejo, uma urgência de ânsia pela vida para se viver.

Se não fossemos tão “distraídos” talvez ao menos houvesse em nós a consciência que nos dissiparemos, que nos dissolveremos, que desapareceremos tão depressa… Se tivéssemos a percepção, o genuíno entendimento que a Vida passa por nós e nos abandona com uma velocidade estonteante… Soubéssemos nós que vamos morrer amanhã, que não há mais tempo, que nunca há tempo!, que para nós tudo acabará ontem… Talvez assim.
Ou talvez nem assim. Não sei.
Mas quero acreditar.